quarta-feira, 24 de março de 2010

Marquês de Pombal

Ano: 1910
Valor facial: 500 réis
Metal: prata 916,6
Acabamento: Normal
Diâmetro: 31 mm
Peso: 12,5 g
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 400.000
Gravador: V.Alves
Legislação: Lei de 3 de Setembro de 1908

A/: EMANVEL • II • PORTVG: ET • ALGARB: REX – Busto do rei a olhar à esquerda e por baixo, entre duas estrelas o ano 1910.

R/: MOEDA COMMEMORATIVA MARQUEZ DE POMBAL - Figura da Vitória entre nuvens, coroando o busto do Marquês, a seu lado numa estátua, e do outro lado o escudo do reino encostado a uma couraça, que tem por cima a coroa real e por baixo uma palma, e no enxergo, entre duas estrelas, 500 REIS.

Esta moeda apresenta a particularidade de representar, pela primeira vez, o busto do homenageado, de reduzidas dimensões, mas enquadrado numa excepcional composição artística primorosamente gravada, rica de pormenores e de simbologia.

Com o advento da República, o numerário emitido em nome dos últimos soberanos portugueses foi sendo progressivamente retirado da circulação e substituído por nova moeda com valores em escudos. Contudo, no que diz respeito às moedas comemorativas, todas as leis monetárias da I República reconheceram o seu valor histórico, não lhes sendo aplicáveis essas disposições.

Foi só em 1931, com o Decreto n.º 20.392, de 14 de Outubro, que estas moedas foram finalmente retiradas da circulação, a par com as restantes de prata de 1 escudo, 50, 20 e 10 centavos emitidas de 1912 a 1916.

Tal demorada permanência em circulação permitiu a sobrevivência de muitos exemplares, testemunhos vivos e perenes de factos, figuras e celebrações de inegável significado na História de Portugal.

Marquês de Pombal

Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, (Lisboa, 13 de Maio de 1699 — Pombal, 8 de Maio de 1782) foi um nobre e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino (primeiro-ministro) do Rei D. José I (1750-1777), sendo considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa.

Representante do Despotismo esclarecido em Portugal no século XVIII, viveu num período da história marcado pelo iluminismo, tendo desempenhado um papel fulcral na aproximação de Portugal à realidade económica e social dos países do Norte da Europa, mais dinâmica do que a portuguesa. Iniciou com esse intuito várias reformas administrativas, económicas e sociais. Acabou na prática com os autos de fé em Portugal e com a discriminação dos cristãos-novos, apesar de não ter extinguido oficialmente a Inquisição portuguesa, em vigor "de jure" até 1821.

Foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos Jesuítas de Portugal e suas colónias. A sua administração ficou marcada por duas contrariedades célebres: o primeiro foi o Terramoto de Lisboa de 1755, um desafio que lhe conferiu o papel histórico de renovador arquitectónico da cidade. Pouco depois, o Processo dos Távoras, uma intriga com consequências dramáticas.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
TRIGUEIROS, António Miguel, "Moedas Comemorativas de Portugal" in Revista Petrovisão n.º 26 - Junho 1984
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

2 comentários:

  1. Tenho uma moeda igual á que refere em bom estado.
    Poderá informar-me qual o seu valor apróximado?

    Parabens pelo site

    ResponderEliminar
  2. O valor desta moeda situa-se entre os 18 e os 48 euros, dependendo do estado de conservação.

    ResponderEliminar