terça-feira, 13 de abril de 2010

150 anos da 1ª Linha Férrea em Portugal

Em 2006 celebra-se o 150.º aniversário da construção da primeira linha férrea em Portugal, que ligou Lisboa ao Carregado, pelo que se considera da maior importância assinalar este acontecimento histórico que se tornou num factor decisivo no desenvolvimento do País, através da emissão de uma moeda alusiva ao tema «150 Anos da Primeira Linha Férrea Lisboa-Carregado».

Série: Datas Históricas
Ano: 2006
Valor Facial: 8 €
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 100.000
Escultor: Hélder Batista
Legislação: Decreto-Lei n.º 57/2006, de 17 de Março

A/: A inscrição «República Portuguesa» ocupa, junto ao bordo, os arcos laterais, ficando ao baixo o valor facial de «8 Euro». Na parte superior, a representação da bandeira portuguesa com o escudo nacional com a esfera armilar ao centro.

R/: Na vertical de toda a superfície, a representação de uma linha férrea, ladeada pelos brasões dos lugares ligados, Lisboa e Carregado.
O reverso apresenta ainda as datas «1856-2006», bem como a legenda «150 Anos da Primeira Linha Férrea Lisboa-Carregado».

Linha Férrea Lisboa-Carregado
A Linha-férrea Lisboa-Carregado (Vala do Carregado), foi a primeira linha ferroviária a entrar em actividade em Portugal. Foi inaugurada a 28 de Outubro de 1856. Entrou em funcionamento dois dias após à sua inauguração. Pouco mais de cem anos depois, em 28 de Abril de 1957, deu-se a inauguração da tracção electrica neste troço e também na Linha de Sintra.

Já desde 1847 que tinham sido elaborados vários projectos com vista à construção de linhas férreas em Portugal. Só alguns anos mais tarde é que se deu corpo a essa iniciativa, com o início da construção do troço Lisboa-Carregado, em 1853. As obras estiveram estiveram a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal e demoraram três anos.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário