quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jogos Olímpicos de Pequim

Série: Eventos Desportivos
Data de Lançamento: Abril de 2008
Valor Facial: 2,5 €
Metal: Cuproníquel 75/25
Acabamento: Normal
Diâmetro: 28 mm
Peso: 10 g +/- 3 %
Bordo: Zonas alternadamente planas e serrilhadas
Eixo: vertical
Tiragem: 487.500
Escultor: José Teixeira
Legislação: Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/2008, de 20 de Março e Aviso do Banco de Portugal n.º 13.610/2008, de 2 de Maio

A/: Apresenta, no campo central esquerdo, o lado ocidental do globo evidenciando a Europa e Portugal, circundado pelas legendas «República Portuguesa» e «2008», acompanhado, no campo lateral superior direito, pelo escudo nacional e pelo valor facial.

R/: É representado, no campo central direito, o lado oriental do globo evidenciando a Ásia e a China, rodeado pela legenda «Jogos Olímpicos de Pequim», situando-se, no campo lateral superior esquerdo, o logótipo e respectiva legenda do Comité Olímpico de Portugal.

Jogos Olímpicos de Pequim

Com um carácter único na história da humanidade, os Jogos Olímpicos representam a busca de ideais de paz, esperança e inclusão. O desportivismo é o valor mais elevado que devemos preservar.

Portugal competiu na 29ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, na China. O país estreou-se nos Jogos em 1912 e esta foi sua 22ª participação. Pela primeira vez a delegação portuguesa apareceu com um contingente de atletas femininas superior ao de masculinos nas provas de Atletismo.

O saldo da participação portuguesa foi a conquista de uma medalha de ouro por Nelson Évora, no triplo salto e uma medalha de prata por Vanessa Fernandes, em triatlo.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário