domingo, 18 de abril de 2010

Fim da II Guerra Mundial

O fim da II Guerra Mundial foi um momento de viragem na vida das nações europeias. Sobre as ruí­nas da guerra mais destrutiva de toda a história, os povos da Europa ergueram-se para criar um novo edifí­cio polí­tico, cujo objectivo fundamental é assegurar as condições de uma paz duradoira. Esse edifí­cio é, hoje, a União Europeia.

Série: Europa
Ano: 2005
Valor Facial: 8 €
Metal: prata 500 º/00
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 300.000
Escultor: João Duarte
Legislação: Decreto-Lei n.º 104/2005, de 29 de Junho

A/: A esfera armilar, que singulariza a bandeira nacional, a legenda «República Portuguesa» e as penas de pomba, um atributo simbólico da Paz, à qual Portugal presta homenagem, e o valor facial «8 Euro», sendo colocado, na parte inferior esquerda, o logótipo da colecção.

R/: O elemento das penas é retomado, numa articulação mais explícita como legado histórico, sendo que as penas em distribuição vertical, correndo ao longo de toda a face da moeda e ocupando em relevo o primeiro plano, significam a implantação da Paz. Do lado direito, um resto de arame farpado é o único elemento alusivo à guerra. O mapa da União Europeia aparece, assim, como o fruto mais precioso da Paz e como factor mais propício da sua perenidade. Na base da disposição dos elementos gráficos alusivos, a inscrição: «Fim da II Guerra Mundial 1945-2005.»

A II Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolvendo as forças armadas de mais de setenta países, opondo os Aliados às Potências do Eixo.

A guerra começou em 1 de Setembro de 1939 com a invasão da Polónia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, prolongando-se até 2 de Setembro de 1945.

Em estado de guerra total, mobilizou mais de 100 milhões de militares, e causou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (cerca de 2% da população mundial da época), a maioria das quais civis. Foi o maior e mais sangrento conflito de toda a história da Humanidade.

As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Alemanha, Itália e Japão. As que lutaram pelos Aliados foram, principalmente: Grã-Bretanha, França, União Soviética, Estados Unidos e China.

A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que emergiram do conflito como super-potências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário