segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alargamento da União Europeia - 2004

A entrada de dez novos países concretizou o maior alargamento de sempre da União Europeia. Ultrapassando já o carácter inicial de uma comunidade económica, a U.E. vem estreitando os laços que unem todos os países, privilegiando os pontos comuns a todos eles. Um evento que contribui significativamente para o estreitamento dessas relações foi, sem dúvida, a adopção da moeda única.


Não é pois de estranhar que este alargamento da União Europeia seja perpetuado com emissão de moedas de colecção comemorativas do evento. Reforçando esta ideia de união, vários países coordenaram esforços de modo a emitirem moedas subordinadas a este tema que, apesar de diferentes nas características físicas, incorporam um logótipo comum, que as identifica como pertencendo a uma série.

Série: Europa
Ano: 2004
Valor Facial: 8 €
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 36 mm
Peso: 21 g
Bordo: serrilhado
Eixo: vertical
Tiragem: 300.000
Escultor: José João Brito
Legislação: Decreto-Lei n.º 130/2004, de 3 de Junho

A/: Uma cornucópia, em «espiral de ouro», à qual se sobrepõe o escudo português, sendo a composição completada com as legendas «República Portuguesa» e «8 Euro» e com o logótipo identificativo da colecção.

R/: O mapa da Europa envolvido por uma «espiral de ouro», com centro em Bruxelas, figurando no campo da moeda a legenda «Alargamento da União Europeia — 2004».

O alargamento da União Europeia
A União Europeia (UE) consistia originalmente de seis Estados-membros. Desde então aumentou para 27 Estados-membros em 2007. Um bloco de 30 Estados está dentro do alcançável, sendo desejo de muitos governos da Europa não comunitária se tornarem membros.

Para se tornar membro da União, um Estado deve preencher condições políticas e económicas geralmente conhecidas como os critérios de Copenhaga. Um Estado só se torna membro de pleno direito na União Europeia 10 anos depois da sua entrada. Os 12 países que entraram no período de 2004 a 2007 não têm os mesmos direitos que os outros 15,então a integração é progressiva.

Em 2004, o Chipre, a Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa aderem à União Europeia, aumentando o número de estados para 25.

Bibliografia
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Wikipédia - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário