segunda-feira, 19 de julho de 2010

150.º Aniversário da Fundação do Banco de Portugal

Comemora-se este ano o sesquicentenário da fundação do Banco de Portugal, em 19 de Novembro de 1846, por fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Num já longo e prestigiante percurso que vai desde a sua afirmação inicial como o mais importante banco comercial do País, a que se seguiu um acréscimo da sua vocação pública, enquanto banco emissor, banqueiro do Estado e de Caixa Geral do Tesouro e que culmina com o actual desempenho das funções inerentes ao Banco Central da República Portuguesa, muitos foram os momentos em que o seu desempenho foi de importância crucial para o País.

Afigura-se assimda maior oportunidade assinalar esta efeméride pela emissão de uma moeda comemorativa de prata de circulação corrente e pela cunhagem de espécimes numismáticos bimetálicos de prata e ouro, de características inéditas a nível mundial, com recurso a tecnologia inovadora desenvolvida pela Casa da Moeda de Lisboa em colaboração com o Instituto Superior Técnico.
Ano: 1996
Valor facial:
Metal: prata 500 º/oo
Acabamento: normal
Diâmetro: 30 mm
Peso: 14 g +/- 1%
Bordo: serrilhado
Eixo: horizontal
Tiragem: 620.000
Escultor: Irene Vilar
Legislação: Decreto-Lei n.º 192/96, de 9 de Outubro

A/: apresenta, no centro do campo atravessado na vertical por uma faixa listada, o escudo das armas nacionais assente na esfera armilar, tendo por baixo o valor facial «500 Esc.», nas laterais do campo, a legenda «República Portuguesa» em disposição vertical e, junto ao rebordo lateral, uma cercadura lisa.

R/: apresenta, ao centro do campo atravessado na vertical por uma faixa listada, o emblema do Banco de Portugal, tendo por baixo as datas «1846.1996», nas laterais do campo, a legenda «Banco de Portugal» em disposição vertical e, junto ao rebordo lateral, uma cercadura lisa.

Banco de Portugal

Entidade bancária estatal responsável pela emissão de moeda e por um conjunto de intervenções reguladoras da economia. Os seus responsáveis máximos são nomeados pelo Governo.

O Banco de Portugal surgiu na sequência da criação, em 1821, do Banco de Lisboa. Esta instituição concedia crédito e aceitava depósitos, exercendo tais funções em regime de exclusividade até 1835, altura em que passou a partilhá-las com o Banco Comercial do Porto.

Em 1846, o Banco de Lisboa juntou-se à Companhia Confiança Nacional formando o Banco de Portugal. Só em 1891 passou a ter a exclusividade da emissão de moeda.

Bibliografia
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
INCM - Imprensa Nacional - Casa da Moeda - www incm.pt
Wikipédia, a enciclopédia livre - pt.wikipedia.org

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário