quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ano do Dragão

Ano: 1988
Valor Facial: 100 patacas
Metal: prata 925 º/oo
Acabamento: proof + BNC
Diâmetro: 38,60 mm
Peso: 28,28 g
Bordo: serrilhado
Tiragem: 5.000
Legislação: Decreto-Lei n.º 63/84/M, de 30 de Junho
Ano: 1988
Valor Facial: 1.000 patacas
Metal: ouro 916 º/oo
Acabamento: proof + BNC
Diâmetro: 28,40 mm
Peso: 15,976 g
Bordo: serrilhado
Tiragem: 5.000
Legislação: Decreto-Lei n.º 63/84/M, de 30 de Junho

A/: apresenta, no centro do campo, o animal que dá o nome ao respectivo ano lunar, ladeado pelos caracteres chineses do valor facial e da palavra “Macau”, tendo na orla superior e inferior o valor facial da moeda.

R/: apresenta, no centro do campo, as insígnias da Cidade de Macau, na orla superior a legenda “Macau” e na orla inferior a era.

Ano do Dragão

Um regresso magnífico após o ano de recuperação do coelho. Nós deveremos olhar com cuidado para os quatro ventos, atirar ao ar as nossas luvas da sorte a fim de podermos realizar os nossos grandiosos colossais, ambiciosos e audazes projectos. O espírito indomável do dragão tornará tudo maior na própria vida. De algum modo nós encontrar-nos-emos a borbulhar de energia adicional. Será sábio não subestimar ou queimar todos os nossos potenciais neste ano combustível. As coisas parecem melhor do que realmente são.

O lado positivo deste ano, será bom para o negócio e o dinheiro pode ser gerado ou obtido facilmente. É o momento de pedir ao seu banco o empréstimo que sempre desejou. Grande despesa e planos pródigos serão a regra do dia. O poderoso dragão não é muito prudente. Joga por tudo e por nada. Estimular-nos-á a pensar e a agir em grande, mesmo ultrapassando os limites do cuidado.

Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos ou começar um negócio novo, porque o dragão benevolente traz a boa fortuna e a felicidade.

Entretanto, este é também um momento de moderar o nosso entusiasmo e de olhar duas vezes antes de dar um mergulho. Muito embora o afortunado dragão regue com a sua sorte indiscriminadamente tudo, a mesma sorte desaparece quando o tempo nos retribui dos nossos erros. O sucesso e as falhas serão ampliados da mesma maneira. Os anos do dragão fogo são especialmente temidos, porque são mais destruidores do que os dragões de outros elementos.

No ano do dragão, as fortunas assim como os desastres virão em ondas maciças. Este é um ano marcado por muitas surpresas e actos violentos da natureza. Os temperamentos alargar-se-ão ao mundo excedente e todos estarão encenando alguma revolta real ou imaginária de encontro às suas constrições. A atmosfera eléctrica criada pelo poderoso dragão afectar-nos-á, de forma individual e colectiva, a tudo e a todos.

São considerados superiores a todos os signos animais restantes. Exóticos, intencionais, elegantes e com uma inclinação para o oculto onde todos lhe pertencem.

O poderoso e magnífico dragão do folclore mítico nunca cessa de encantar ou agitar a imaginação. Diz-se que algumas das suas qualidades são mágicas, ilusórias ou não, estão contidas naqueles que nascem sob o seu signo.

A pessoa do dragão é magnânime, cheia da vitalidade e de força. A vida para ele, é uma chama de cores. Egoísta, excêntrico, dogmático, terrivelmente exigente e pouco razoável, no entanto sempre com uma grande faixa de admiradores. Orgulhoso, aristocrático e muito directo, o nativo do dragão estabelece os seus ideais cedo na vida e exige os mesmos padrões elevados e perfeição da outra pessoa que viva com ele.

No Oriente, o dragão simboliza o imperador ou o grande macho. Representa o poder; aqueles que nascem no ano do dragão são conhecidos por desgastar os chifres do destino. Uma criança do dragão tenderá a agir de acordo com responsabilidades importantes mesmo se for o mais novo na família. Frequentemente, as crianças mais velhas do dragão podem tratar os seus irmãos mais novos com mais autoridade do que os pais.

O dragão é uma bateria carregada de energia. A sua impetuosidade, ânsia e zelo quase religioso podem arder como o próprio fogo que o dragão deita pela boca. Tem o potencial para realizar coisas grandes, quem é afortunado como o dragão gosta de executar as coisas em grande escala. Entretanto, a menos que contenha o seu entusiasmo prematuro, pode queimar-se e terminar tudo como um sopro do fumo. É fanático por se tornar o mais responsável sobre uma missão. O que quer que o dragão seja, bom ou mau, nunca deixará de fazer os cabeçalhos. Os chineses chamam-no o guardião da riqueza e do poder. É um signo próspero. Mas o dragão também é o signo mais favorável à megalomania.

O dragão poderoso é difícil de contestar, por vezes é mesmo impossível. Tende a intimidar todos aqueles que o ousam desafiar. Um dragão irritado, pode ser como um grande lobo mau à sua porta. A sua vontade e o seu sopro deitarão rápida e facilmente a sua casa abaixo. Mas o dragão também é fiel apesar do seu temperamento forte e de suas maneiras dogmáticas. O dragão pode pôr de lado ressentimentos domésticos e vir prontamente salvar quem dele precisar. Entretanto, a sua família pode também contar com severos sermões caso ele pense ser necessário. O dragão raramente mede as palavras. Fala como um Imperador. Embora possa ter as virtudes do discurso e da democracia livre - por vezes não o cumpre. Sente-se acima da lei e não pratica sempre o que prega.

Ás vezes ser civil ou comum, afecta e provoca uma tensão terrível no dragão. Tornar-se-ia áspero, rude e totalmente descontrolado quando provocado. Mas não tente dar-lhe para trás da mesma maneira. Caso contrário, não trabalhará, a menos que aconteça você ser um outro dragão e decidir fazer uma batalha. Então nós podemos todos sentar-nos ao redor e prestar atenção aos fogos magníficos que eles farão, pois os festivais de fogo de artifício comparados parecerem velas num bolo de aniversário.

Apesar do seu vulcão de emoções, o dragão não pode ser considerado sentimental, sensível ou muito romântico. Gosta do amor e da adulação por princípios obrigatórios. Mas apesar de teimoso e por vezes irracional ele também consegue perdoar quando menos se espera. E como as coisas devem ser retribuídas, ele também espera que lhe perdoem os seus erros. Pode mesmo negligenciar desculpar-se às vezes, o que pode parecer mal, mas o dragão não tem realmente tempo nenhum para se explicar ou para ser incomodado; quer apenas continuar com o seu trabalho.

Enquanto o dragão puder ser forte e decisivo, ele não será demasiado exigente. Adapta-se facilmente a regulamentos complicados. É frequentemente demasiado confiante e iludido pelas suas visões maravilhosas - negligenciando assim falta de atenção ás possíveis manobras que poderão cair sobre ele. Em vez de cheirar ao redor por esquemas habilidosos, prefere mergulhar na batalha, recusando frequentemente recuar mesmo estando de caras com a probabilidade de sair a perder. Demasiado orgulhoso, ele não pede ajuda; demasiado certo, mantém raramente qualquer coisa na reserva. Demasiado atento em ir para a frente, esquece-se de proteger a sua parte traseira e flancos. Demasiado correcto, recusa mentir.

É vital para a pessoa do dragão, ter uma finalidade ou uma missão especial na sua vida. Não é saudável nem justo para ele não ter nada para fazer. Deve sempre ter uma causa para poder lutar; um objectivo a alcançar, uma emenda para o que está mal. Se não, como pode manter essa chama interna de fogo? Sem os seus projectos preferidos e outros esquemas impossíveis, o dragão é como uma locomotiva sem combustível.

O dragão tem a mesma afinidade para o sucesso que a serpente, mas porque expressa o seu ponto de vista mais abertamente e as suas falhas têm uma maior probabilidade de envolver alguma forma física, é poupado geralmente de problemas psicológicos profundos. Sendo um vencedor determinado, ele fará as cruzadas, conduzirá a demonstrações, escreverá cartas aos meios de comunicação ou colectará milhões de assinaturas numa petição. Este método de fogo aberto livra-o eficazmente de todo o nervosismo interno que poderia resultar de outra maneira.

A senhora do dragão é a Grande Dama do ciclo. Será determinada, uma defensora dos direitos iguais para as mulheres. Os padrões e a discriminação despertarão as suas paixões mais selvagens. O que um homem pode fazer, ela pode provavelmente fazer muito melhor. Nunca a subestimem. Ela irá batê-lo no seu próprio jogo - ou morrerá a tentar. Nunca estará inactiva ou conformada com o seu destino. Ela tem uma construção feita sobre os impérios mais duros e da matriarca mais velha. Enfrente-a e o céu cairá.

Para dizer a verdade, a fêmea do dragão é estritamente uma pessoa de bom senso. Mostrará isso pela maneira como se veste. A roupa prática e funcional é lhe mais apelativa. Poucos laços, tecidos delicados, botões e curvas, mas tudo com um mínimo de complicações. A roupa que se veste facilmente e lhe proporciona o máximo de movimentos, será a sua primeira escolha. Odeia restrições e limitações. Na realidade, pode até preferir um uniforme se tiver inclinações militares ou institucionais. Esta maneira, directa, determinada e super eficiente, pode a ajudar a trabalhar todos os dias sem o incómodo de ter que decidir o que vestir.

A menina do dragão raramente, se não sempre, se excede na sua indumentária com ela mesma . O seu brilho está na sua mente e este brilhará mais além, sem nenhuns reparos. A auto-estima está sempre muito elevada em todos os dragões, assim a fêmea do dragão não será nenhuma excepção. Ela não espera ser tratada como uma divindade embora tenha os seus ares. Quer apenas ser respeitada e fará tudo ao seu alcance para consegui-lo.

A senhora do dragão é totalmente emancipada, por isso as tácticas fortemente arquitectadas contra ela não levarão a parte nenhuma. Você também se pode redimir - mas ela terá sempre a última palavra.

Apesar das suas falhas serem tão numerosas como as suas virtudes, o lustro do dragão brilha em todos. Não é vítima, nem pede favores. Pode resmungar muito, mas não consegue resistir em dar ajuda a quem precisa ou ir em seu socorro quando você está com problemas. Isto não acontece porque sente compaixão ou interesse genuíno; acontece porque o dragão tem um sentido profundo do dever.

O dragão terá de algum modo sempre uma contribuição notável a fazer. Você pode contar com o seu apoio, porque não o deixará mal se o puder ajudar. O dragão esgotará todos os recursos antes que admita a sua falha. Um extrovertido e um amante da natureza, estas pessoas serão uns desportistas activos, agente de viagens e um excelente orador. Tem o protótipo de um super vendedor e a faixa de seus seguidores leais estarão sempre promovendo algo.

As circunstâncias do exacto momento na altura do nascimento do dragão afectará bastante a sua vida. Uma criança nascida durante uma tempestade conduzirá a uma vida tempestuosa e perigosa não só pelo perigo em si como por experiências espectaculares. Uma pessoa nascida no dia em que o mar (o seu repouso ancestral) estivesse calmo e o céu limpo, terá uma existência protegida e uma natureza mais amigável.

O nativo do dragão casará jovem ou ficará de preferência solteiro para toda a vida. Pode ser feliz com uma vida solitária, porque os seus trabalhos e carreira o manterão ocupado. Raramente lhe faltará amigos ou admiradores para lhe fazer companhia.

O dragão não é um gastador, mas também não é um miserável. É generoso com o dinheiro mas nunca se preocupa demasiado com o balanço da sua conta no banco a menos que aconteça ter uma combinação forte com os signos de realização de dinheiro

A pessoa do dragão é super positiva. Nada poderá mantê-lo em baixo por muito tempo, e mesmo quando tem uma série de problemas, tentará sair deles o mais rapidamente do que qualquer um será capaz de o fazer

Para um signo que nunca aceita a derrota, o dragão providencia a sua pior oposição. Quando está convencido que está certo resultará uma situação desastrosa. Pomposo e auto-destrutivo? Não propriamente. É que esta pessoa tem de seguir completamente os seus planos - independentemente das consequências. Afina, ele foi posto sobre a terra para levantar padrões para alturas superlativas e o por mais que você tente mudar o seu percurso de acção ou o tente afastar do problema, mais determinado ele se torna. Vive para além da sua reputação por continuar no seu percurso mesmo quando este se torna insuportável.

O dragão será uma pessoa aberta - você pode lê-lo como um livro. É difícil para ele fingir emoções que não sente e raramente se incomoda de tentar. Não tem segredos, e não pode manter um segredo por muito tempo. Mesmo quando jura não dizer uma palavra, você pode ser estar certo que quando ele começar a ficar irritado e as faíscas começarem a sair, o segredo que prometeu manter irá voar com as palavras. Então mas ele não prometeu segredo? Que segredo? Como é que se pode incomodar o dragão com uma coisa tão trivial como esta?

Os seus sentimentos são genuínos e vêm sempre directos do coração. Quando declara a alguém o seu amor, pode estar certo de que ele é sincero.

Se pertencer à variedade mais áspera dos dragões, poderia ser demasiado abrasivo. As suas maneiras directas e bruscas podem gerar inimigos. Mas de forma geral, inspirará acção. Deve atender pessoalmente às coisas que quer feitas de imediato em vez de escrever ou de negociar ao telefone. A sua presença e magnetismo influenciarão as pessoas sobre a sua maneira de pensar. Consegue motivar todos aqueles com quem tiver contacto. Ele não necessita de nenhuma motivação, porque é mais do que capaz de gerar o seu próprio momento.

Nunca será difícil para você confiar num dragão. Ele demonstra apesar de tudo muita responsabilidade. Ele raramente tem dúvidas sobre o que é capaz de fazer. Com o seu natural espírito pioneiro, os seus feitos serão estupendamente bem sucedidos. Ele tem que atingir o limite máximo para poder olhar para ele próprio. Aguente a respiração, cruze os dedos e reze para que ele tenha bons travões.

Frank Sinatra, que é um dragão, e sua canção "My Way" ou Bruce Lee, que é também um dragão, e o seu filme "Way of the Dragon" demonstram bem a forma como o dragão detém o poder.

De todos os signos animais, o dragão será atraído especialmente pelo macaco. O macaco será similarmente atraído pelo majestoso dragão e farão uma equipa imbatível. Uma união do Dragão-Rato será uma combinação igualmente vencedora porque o rato é astuto onde o dragão é forte. Podiam fazer coisas juntos. O dragão combina do mesmo modo com a serpente fresca e venerável, cuja sabedoria poderá balançar o excesso do dragão.

O Tigre, o Galo, o Cavalo, a Cabra, o Coelho e o Porco todos procuram o Dragão pela sua beleza e força. Dois dragões dar-se-ão muito bem mas o relacionamento do dragão com o boi pode ser um bocado difícil pelo autoritarismo do boi. De todos os signos animais, talvez somente o cão fará um sócio miserável para o dragão.

Somente quando pode aproveitar os seus poderes legendários ele consegue executar milagres. Necessita que as pessoas acreditem nele.

Bibliografia
Hoops – www.hoops.pt

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário