segunda-feira, 25 de abril de 2011

Andorra - Beatificação de João Paulo II


O Serviço de Emissões do Principado de Andorra autorizou a emissão de uma moeda para celebrar a beatificação do falecido Papa João Paulo II, que será anunciada oficialmente no dia 1 de Maio pelo papa Bento XVI.
A moeda, com um valor nominal de 1000 Diners, é cunhada em ouro puro (0,9999) e com um peso de um quilograma, tornando-se uma das maiores moedas a serem emitidas por esta auspiciosa ocasião. O Serviço de Emissões também foi autorizado a cunhar apenas 27 exemplares no total, os 27 que representam o número de anos do papado de João Paulo II, de 1978 a 2005.
O reverso mostra a imagem de João Paulo II, mostrando o seu perfil na última parte da sua vida. À direita do retrato são as inscrições em latim "Ioannes Paulus PP Beato. II "(O Beato João Paulo II, o Papa) e a sua data de nascimento e óbito, 1920-2005. Acima e abaixo do retrato, são fragmentos de um padrão de uma estola litúrgica.
O reverso retrata a cena de João Paulo II, como foi visto, pela primeira vez, no dia início do seu pontificado. No lado direito da imagem principal é o ano de emissão, de 2011, e as insígnias da Casa da Moeda da Polónia, juntamente com o emblema do Principado de Andorra. O valor nominal de 1000 diners aparece abaixo do desenho principal. A legenda "Principat d'Andorra" e "notile timere" (não tenha medo) aparece ao redor do aro, para a meia esquerda e superior da moeda.
A moeda será produzida em proof e tem um diâmetro de 90 mm. Cunhada pela Casa da Moeda da Polónia, a moeda é apresentado num estojo exclusivo e é acompanhada por um certificado de autenticidade numerado.
João Paulo II foi nomeado chefe da Igreja Católica em 16 de Outubro de 1978. Seu papado foi o mais longo pontificado do século 20, e o segundo maior na história papal aos 27 anos de 163 dias. Ele morreu na véspera da Festa da Divina Misericórdia, em 02 de abril de 2005. Actualmente, a beatificação e canonização de João Paulo II, está em processo. Em 1 de Maio de 2011, o Papa Bento XVI proclamará bem-aventurado.

Subscribe | More

Sem comentários:

Enviar um comentário